Boletim eletrônico da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais
Nº 8 - JANEIRO 2011
 
Números | 1 - 04/ 09 | 2 - 07/ 09 | 3 - 10/09 | 4 - 01/10 | 5 - 04/10 | 6 - 07/10 | 7 - 10/10 | 8 - 01/11 | 9 - 04/11 | 10 - 08/11 | 11 - 12/11
    Notícias
     
Sumário
Palavra do Presidente
Entrevistas
Notícias
Realizações
Artigo Opinião
Internacional
  Autodefensor Estadual é eleito presidente da Apae de Florestal

A eleição de diretoria das Apaes em 2010 foi marco histórico para o movimento de defesa dos direitos da pessoa com deficiência – elegeu a primeira pessoa com deficiência intelectual para presidir uma Apae: Allison Vinícius foi eleito presidente da Apae de Florestal. Allison já vinha se destacando como uma grande liderança em seu trabalho de autodefensor estadual e um dos coordenadores do Programa de Autodefesa, Autogestão e Família da Federação de Minas.

Seminário Diversidade nas Escolas: Preconceito e Inclusão, no Senado Federal

No dia 8 de dezembro de 2010, Álisson Vinícius da Silva Pinto, Autodefensor Estadual, participou de Audiência Pública destinada a debater o tema "Necessidades Especiais" dentro do "Seminário Diversidade nas Escolas: Preconceito e Inclusão". A Audiência aconteceu no Plenário da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal em Brasília. A Audiência contou com a participação de outros convidados que, como Álisson, tiveram a oportunidade de se colocarem como pessoas envolvidas com a questão da deficiência a nível pessoal e profissional:

- Angélica Dias, Consultora de Educação e Reabilitação da Organização Nacional de Cegos do Brasil – ONCB
- Rimar Segala, professor, ator e fundador da Cia. Arte e Silêncio
- Gustavo Medeiros, Mestre em Inteligência Artificial e Neurociência Computacional
- Maria de Fátima Amaral, presidente da Associação dos Deficientes de Brasília - ADB


Cursos de contabilidade para conhecimento das alterações da Lei de Filantropia

A modificação da Lei de Filantropia, a partir de novembro de 2009, trouxe forte impacto às entidades do terceiro setor. Aumentou consideravelmente o rigor das regras para as entidades sociais beneficentes que atuam nas áreas de Assistência Social, Educação e Saúde.

As diversas inovações trazidas por esta legislação refletem diretamente no cotidiano das entidades, exigindo mais adequação de suas práticas para garantir a manutenção do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social, e, consequentemente, os benefícios oriundos dessa certificação, dentre os quais destacamos a isenção da Cota Patronal.

Um dos pontos de maior complexidade dessa lei refere-se à atividade contábil das entidades. É um desafio para os contadores e/ou responsáveis pelo setor contábil das Apaes, exigindo-lhes uma compreensão ampla das exigências da lei para assegurar a sobrevivência da entidade e a segurança de suas ações.

Para auxiliar suas filiadas nas providências urgentes a serem tomadas, para se manterem regularizadas, com garantia à certificação e conhecimento de suas especificidades; a Federação do Estado organizou três cursos direcionados aos setores contábeis das Apaes.

Os cursos são ministrados por Raimundo Nonato, membro do Conselho Fiscal da Federação Nacional das Apaes e contador com mais de 30 anos de experiência. E para facilitar o acesso dos participantes, três unidades descentralizadas de treinamento serão utilizadas: para atender as Apaes do Triângulo Mineiro, um curso será ministrado em Uberlândia; para favorecer as Apaes do sul do estado, outro curso será ministrado em Três Pontas e as Apaes da região central, farão o curso em Belo Horizonte. Os três cursos estão sendo realizados no início de janeiro de 2011.


EAD - Ensino a Distância

As Federações dos Estados e as Apaes agora podem solicitar cursos a distância à Federação Nacional–EAD-Uniapae. E quem tem cursos presenciais oferecidos à UNIAPAE, poderá transformá-los em cursos a distância.

Os benefícios da transformação dos cursos presenciais em cursos a distância são muitos, entre eles vemos a grande redução de custos e consequente aumento de disponibilidade para suas realizações. Os cursos alcançam mais abrangência, adquirem melhor padronização, constante possibilidade de atualização de conteúdo e facilita a participação de alunos.

Para mais informações, por favor, utilize esses contatos: Telefone: (61) 3224-9922, Fax: (61) 3223-8072 e e-mail: cursosuniapae@apaebrasil.org.br
     
     
Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais
Rua Cristal, 78 - Bairro Santa Tereza - CEP 31010-110 - Belo Horizonte - MG
Tel.: (31) 3291-6558 - Fax: 3291-6498

Jornalista responsável: Ana Laura Machado Santos